top of page
Verificando as notícias online

Notícias

A SAS SECONCI-SP PARABENIZA O SAMU PELOS SEUS 30 ANOS DE EXISTÊNCIA! 

Este ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) completa 30 anos de existência e, desde 2019, as bases de atendimento estão integradas às Unidades de Saúde, otimizando o tempo de resposta da rede municipal de saúde para assegurar acesso ao atendimento da população. Este serviço é essencial para a Saúde Pública, socorrendo pacientes em situações graves e urgentes, de todas as faixas etárias, classes sociais e todas as regiões do Município de São Paulo.

Nas Unidades de Saúde gerenciadas pela SAS Seconci-SP, as equipes do SAMU foram acolhidas de forma humanizada e logo houve identificação pelo propósito de cuidar de pessoas e salvar vidas. No Território Penha, as bases do SAMU ficam na UBS Vila Esperança – Dr. Cassio Bittencourt Filho, na AMA/UBS Integrada Chácara Cruzeiro do Sul e na UBS Jardim São Nicolau. No Território Ermelino Matarazzo, a base do SAMU está integrada com a UPA 24h Ermelino Matarazzo. Veja a matéria de homenagem do SBT Brasil, com cenas gravadas na UBS Vila Esperança - Dr. Cássio Bittencourt Filho. 

30 ANOS DO SAMU E A PARCERIA NO ATENDIMENTO COM AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE - SBT BRASIL
Capturar1.JPG
Capturar.JPG

PRÁTICAS DE SAÚDE DA UBS VILA MATILDE FORAM CITADAS NO PROGRAMA ANTENA PAULISTA DA TV GLOBO

AS PICS PREVINEM DOENÇAS E PROMOVE O DESENVOLVIMENTO SOCIAL COM A INTEGRAÇÃO DO USUÁRIO COM A SOCIEDADE.

As PICS - Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

A UBS Vila Matilde, gerenciada pela SAS Seconci-SP, disponibiliza a prática do Liang Gong e Xiang Gong na Sociedade Amigos da Vila Matilde, que ainda cede espaço para outros grupos terapêuticos e reuniões com os usuários da região.

 

No Centenário do Bairro de Vila Matilde, comemorado pelo Programa Antena Paulista da TV Globo em 04/12/2022, foram citados os benefícios  dessa parceira de sucesso para os moradores da região.

Imagem do WhatsApp de 2022-12-05 à(s) 09.41.11.jpg

Estas importantes práticas estão presentes na Atenção Primária com grande potencial de atuação. As práticas de atividades  como Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais tem indicações de práticas embasados no indivíduo como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social.

Imagem do WhatsApp de 2022-12-05 à(s) 09.41.111.jpg

TRÊS UNIDADES FORAM DESTAQUE NO DESAFIO CUIDANDO DE TODOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SP.

TRÊS UNIDADES FORAM DESTAQUE NO DESAFIO CUIDANDO DE TODOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SP.

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) devem ser enfrentadas com ações de promoção de saúde, envolvendo profissionais e a comunidade. Monitorar as DCNT dos usuários do sistema de saúde é a melhor forma de trabalharmos com a prevenção. Rastrear em um grupo, os possíveis fatores de risco como Hipertensão, Diabetes, Obesidade e Colesterol, pode salvar vidas.

 

Neste contexto, a Área Técnica da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo propõe o Desafio Cuidando de Todos; um modelo de inovação aberta para todas as UBS do município de São Paulo. Três unidades gerenciadas pela SAS Seconci-SP no Território Ermelino Matarazzo, foram destaques nesta ação: UBS Vila Cisper, UBS Pedro de Souza Campos e AMA/UBS Integrada Prof. Dr. Humberto Cerruti. Estas unidades atingiram uma métrica relevante no rastreamento e monitoramento das condições de saúde dos usuários das áreas de abrangência.

 

No Desafio Cuidando de Todos, participaram 264 UBS e com total de 6.455 pessoas rastreadas e encaminhadas para a linha de cuidado.

Clique aqui para ver o resultado.

HOSPITAIS ADMINISTRADOS PELO SECONCI-SP ESTÃO ENTRE OS MELHORES HOSPITAIS PÚBLICOS DO PAÍS.

HOSPITAIS ADMINISTRADOS PELO SECONCI-SP ESTÃO ENTRE OS MELHORES HOSPITAIS PÚBLICOS DO PAÍS.

Prêmio foi outorgado por uma parceria de quatro instituições, entre as quais a Organização Pan-Americana de Saúde

Quatro hospitais públicos administrados pelo Seconci-SP receberam em 8 de novembro, em solenidade em Brasília, o “Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil”. Entre os 40 hospitais reconhecidos pelo ranking da premiação como as instituições do SUS (Sistema Único de Saúde) mais eficientes, bem avaliadas por usuários e que oferecem qualidade e segurança aos pacientes, os hospitais administrados pelo Seconci-SP receberam as seguintes colocações:

2º lugar

Hosp. Geral de Itapecerica da Serra (HGIS) – Itapecerica da Serra/SP

6º lugar

Hosp. Estadual Vila Alpina (Heva) – São Paulo/SP

11º lugar

Hosp. Regional de Cotia (HRC) – Cotia/SP

22º lugar

Hosp. Estadual de Sapopemba (Hesap) – São Paulo/SP

Participaram da seleção os hospitais com Acreditação ONA 3 (Nível de Excelência) emitida pela ONA, ou com certificação de qualidade plena internacional. No total, 136 hospitais públicos de todo o Brasil foram avaliados pela comissão julgadora, formada pelos representantes das quatro instituições envolvidas na organização do prêmio e pela professora e pesquisadora Mariana Carreira, da FGV-Saúde.

Os critérios utilizados para estabelecer a pontuação incluíram as avaliações dos usuários dos serviços disponíveis no Google Business, tempo de certificação de cada instituição e cálculo de eficiência (produção hospitalar em relação aos recursos financeiros empregados), este último medido em parceria com a Escola de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

bottom of page