Notícias2 | Portal-SAS
top of page
Verificando as notícias online

Notícias

Acreditação ONA SAS Seconci-SP 

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS/SP) iniciou em 2023, o processo inovador de Acreditação ONA na Atenção Básica, porta de entrada e primeiro contato com a população para a prevenção de doenças e a promoção de saúde.

 

Nos meses de setembro, outubro e Novembro/23, Unidades gerenciadas pela Superintendência de Atenção à Saúde (SAS), foram avaliadas e conquistaram a Acreditação ONA Nível 1, reafirmando o compromisso do Seconci-SP OSS com a qualidade no atendimento de saúde aos cidadãos.

Em fevereiro/2024 a UBS Villalobo foi avaliada e conquistou a Acreditação ONA Nível 1.

 

Território Ermelino Matarazzo

- UBS Vila Cisper

- UBS Pedro de Souza Campos

 

Território Penha

- UBS Pe. José de Anchieta

- UBS Cidade Patriarca - Dr. Hermenegildo Morbin Junior 

- UBS Cangaíba - Dr. Carlos Gentile de Mello 

- UBS Vila Granada

- UBS Villalobo

Atualizado: 14/02/2024

Selo Bronze de Boas Práticas no Enfrentamento da Sífilis Congênita 2023

No último dia 24, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS/SP) realizou a Premiação do Selo de Boas Práticas no Enfrentamento da Sífilis Congênita, com presença do Dr. Luiz Carlos Zamarco - Secretário Municipal da Saúde; e da Dra. Sandra Sabino - Secretária Executiva da Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde.

 

A Supervisão Técnica de Saúde (STS) Ermelino Matarazzo foi premiada com o Selo Bronze, em reconhecimento às estratégias implementadas para combater esse importante agravo de saúde.

 

A Superintendência de Atenção à Saúde (SAS Seconci-SP), gerencia Unidades de Saúde no Território Ermelino Matarazzo e contribuiu efetivamente para essa conquista. Parabenizamos todos os colaboradores que se dedicam diuturnamente!

 

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) sistêmica, de evolução crônica, causada por uma bactéria gram-negativa (espiroqueta) Treponema pallidum. A doença é exclusiva do ser humano e tem cura. Saiba mais, clicando no link https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/sifilis_congenita/?p=6305

Território de atuação da SAS Seconci-SP recebe Menção Honrosa da Faculdade de Saúde Pública da USP, pela redução da mortalidade materna.

No dia 28 de maio foi celebrado o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna, importante data para reforçar medidas de prevenção voltadas à Saúde da Mulher.

Nos anos de 2021 e 2022, as Unidades de Saúde em Ermelino Matarazzo implementaram ações de busca ativa e monitoramento, com melhorias na assistência à saúde de gestantes e puérperas. O resultado foi a redução do índice de mortalidade materna no Território, reconhecido em Menção Honrosa no 1º Seminário da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS/SP), realizado no dia 30 de maio de 2023.

Parabéns a todos os funcionários que se engajaram para esse resultado de sucesso, em conjunto com a Supervisão Técnica de Saúde Ermelino Matarazzo.

O compromisso da SAS Seconci-SP é salvar vidas!

 

Saiba mais, clicando no link para o Programa Municipal para Redução da Mortalidade Materna

A UPA ERMELINO MATARAZZO EM CASO EMOCIONANTE NA MATÉRIA ESPECIAL DO FANTÁSTICO NA TV GLOBO 

No dia 21/05/23, o programa Fantástico da TV Globo exibiu matéria sobre pessoas desaparecidas no Brasil e como os serviços públicos atuam no apoio às famílias. Na Cidade de São Paulo, um dos casos teve final feliz, e uma família foi reunida após intervenção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ermelino Matarazzo, gerenciada pela SAS Seconci-SP, em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

O Serviço Social da UPA Ermelino Matarazzo intervém nos casos de pacientes em situações de:

  • alta médica com necessidade de suporte familiar,

  • estado grave (intubados),

  • sem identificação,

  • com questões de saúde mental,

  • idosos desacompanhados que apresentam fragilidade social e de saúde,

  • pessoas em situação de rua, abandono familiar, não contactuantes, entre outros.

De junho/2020 a maio/2023, a equipe do Serviço Social da UPA Ermelino Matarazzo localizou os familiares de 18 pessoas, após os cuidados de saúde prestados na Unidade. 

Essa atuação de sucesso não seria possível sem o compromisso da intersetorialidade, que envolve as Secretarias Municipais dos Direitos Humanos e Cidadania, da Assistência e Desenvolvimento Social e da Saúde da Cidade de São Paulo; além da Polícia Civil, da Polícia Militar, do SAMU e do Corpo de Bombeiros.

Se você precisa de orientação, clique no link da página da

Divisão de Localização Familiar e Desaparecidos na internet.

A CTA TERRITORIAL DA SAS SECONCI-SP RECEBEU VISITA PARA ACREDITAÇÃO ONA NAS UNIDADES DE SAÚDE

Em 24/4/23 as avaliadoras da Fundação Vanzolini visitaram a Coordenação Técnico-Administrativa (CTA) Territorial da SAS Seconci-SP, para avaliação dos fluxos e processos de trabalho. A certificadora apoia a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS/SP) no processo de Acreditação Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), na Rede de Atenção Primária na Cidade de São Paulo.

Visita ONA CTA Territorial 24-04-2023 (10).jpeg

O Superintendente, Dr. José Maria da Costa Orlando, apresentou o histórico da entidade, os objetivos estratégicos e reiterou o compromisso da OSS com a melhoria contínua. Pela Fundação Vanzolini, a Dr. Sonya Maria Leandrini Ricupero ressaltou a importância da avaliação da gestão, que foi ofertada pela SAS Seconci-SP, e explicou a dinâmica de trabalho do dia, com avaliação que subsidiará as visitas nas Unidades de Saúde e otimizará o processo de verificação dos requisitos de Acreditação Nível 1 da ONA.

Em seguida, foram criados três grupos para apresentação dos processos, com participação de representantes das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) Leste e Sudeste e das Supervisoras Técnicas de Saúde, Sra. Eliete Bérgamo do Território Ermelino Matarazzo, e Sra. Mariana Delega do Território Penha. O foco de todos, para que o objetivo seja alcançado, demonstra que a união é uma das forças que impulsiona nosso trabalho para melhorar o SUS a cada dia para a população.

Visita ONA CTA Territorial 24-04-2023 (3).jpeg
Visita ONA CTA Territorial 24-04-2023 (4
Visita ONA CTA Territorial 24-04-2023 (7

A SAS SECONCI-SP NO ENFRENTAMENTO DA SÍFILIS CONGÊNITA

A atuação das equipes nas Unidades gerenciadas pela SAS Seconci-SP, foi essencial para que as Supervisões Técnicas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS/SP) alcançassem padrões de cuidado estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no enfrentamento da sífilis congênita.

 

No dia 24 de março de 2023, a SMS/SP premiou as boas iniciativas na Cidade de São Paulo e as regionais receberam Selos nas categorias Ouro, Prata e Bronze.

 

O Território Penha recebeu o Selo Bronze, com 96,8% de cobertura e segue ampliando o atendimento e o monitoramento dos casos, principalmente promovendo a prevenção. O grande destaque do evento foi o Território Ermelino Matarazzo, que alcançou 99% de cobertura do tratamento adequado de sífilis congênita, resultado de trabalho em equipe e atendimento de qualidade.

 

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) sistêmica, de evolução crônica, causada por uma bactéria gram-negativa (espiroqueta) Treponema pallidum. A doença é exclusiva do ser humano e é curável. Saiba mais, clicando no link

 

Conheça mais sobre o trabalho da SAS Seconci-SP nesses Territórios. Clique no link

Premiação Sífilis 2023- STS Ermelino.png
Premiação Sífilis 2023- STS Penha.png

A SAS SECONCI-SP PARABENIZA O SAMU PELOS SEUS 30 ANOS DE EXISTÊNCIA! 

Este ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) completa 30 anos de existência e, desde 2019, as bases de atendimento estão integradas às Unidades de Saúde, otimizando o tempo de resposta da rede municipal de saúde para assegurar acesso ao atendimento da população. Este serviço é essencial para a Saúde Pública, socorrendo pacientes em situações graves e urgentes, de todas as faixas etárias, classes sociais e todas as regiões do Município de São Paulo.

Nas Unidades de Saúde gerenciadas pela SAS Seconci-SP, as equipes do SAMU foram acolhidas de forma humanizada e logo houve identificação pelo propósito de cuidar de pessoas e salvar vidas. No Território Penha, as bases do SAMU ficam na UBS Vila Esperança – Dr. Cassio Bittencourt Filho, na AMA/UBS Integrada Chácara Cruzeiro do Sul e na UBS Jardim São Nicolau. No Território Ermelino Matarazzo, a base do SAMU está integrada com a UPA 24h Ermelino Matarazzo. Veja a matéria de homenagem do SBT Brasil, com cenas gravadas na UBS Vila Esperança - Dr. Cássio Bittencourt Filho. 

30 ANOS DO SAMU E A PARCERIA NO ATENDIMENTO COM AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE - SBT BRASIL
Capturar1.JPG
Capturar.JPG

PRÁTICAS DE SAÚDE DA UBS VILA MATILDE FORAM CITADAS NO PROGRAMA ANTENA PAULISTA DA TV GLOBO

AS PICS PREVINEM DOENÇAS E PROMOVE O DESENVOLVIMENTO SOCIAL COM A INTEGRAÇÃO DO USUÁRIO COM A SOCIEDADE.

As PICS - Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

A UBS Vila Matilde, gerenciada pela SAS Seconci-SP, disponibiliza a prática do Liang Gong e Xiang Gong na Sociedade Amigos da Vila Matilde, que ainda cede espaço para outros grupos terapêuticos e reuniões com os usuários da região.

 

No Centenário do Bairro de Vila Matilde, comemorado pelo Programa Antena Paulista da TV Globo em 04/12/2022, foram citados os benefícios  dessa parceira de sucesso para os moradores da região.

Imagem do WhatsApp de 2022-12-05 à(s) 09.41.11.jpg

Estas importantes práticas estão presentes na Atenção Primária com grande potencial de atuação. As práticas de atividades  como Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais tem indicações de práticas embasados no indivíduo como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social.

Imagem do WhatsApp de 2022-12-05 à(s) 09.41.111.jpg

TRÊS UNIDADES FORAM DESTAQUE NO DESAFIO CUIDANDO DE TODOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SP.

TRÊS UNIDADES FORAM DESTAQUE NO DESAFIO CUIDANDO DE TODOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SP.

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) devem ser enfrentadas com ações de promoção de saúde, envolvendo profissionais e a comunidade. Monitorar as DCNT dos usuários do sistema de saúde é a melhor forma de trabalharmos com a prevenção. Rastrear em um grupo, os possíveis fatores de risco como Hipertensão, Diabetes, Obesidade e Colesterol, pode salvar vidas.

 

Neste contexto, a Área Técnica da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo propõe o Desafio Cuidando de Todos; um modelo de inovação aberta para todas as UBS do município de São Paulo. Três unidades gerenciadas pela SAS Seconci-SP no Território Ermelino Matarazzo, foram destaques nesta ação: UBS Vila Cisper, UBS Pedro de Souza Campos e AMA/UBS Integrada Prof. Dr. Humberto Cerruti. Estas unidades atingiram uma métrica relevante no rastreamento e monitoramento das condições de saúde dos usuários das áreas de abrangência.

 

No Desafio Cuidando de Todos, participaram 264 UBS e com total de 6.455 pessoas rastreadas e encaminhadas para a linha de cuidado.

Clique aqui para ver o resultado.

HOSPITAIS ADMINISTRADOS PELO SECONCI-SP ESTÃO ENTRE OS MELHORES HOSPITAIS PÚBLICOS DO PAÍS.

HOSPITAIS ADMINISTRADOS PELO SECONCI-SP ESTÃO ENTRE OS MELHORES HOSPITAIS PÚBLICOS DO PAÍS.

Prêmio foi outorgado por uma parceria de quatro instituições, entre as quais a Organização Pan-Americana de Saúde

Quatro hospitais públicos administrados pelo Seconci-SP receberam em 8 de novembro, em solenidade em Brasília, o “Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil”. Entre os 40 hospitais reconhecidos pelo ranking da premiação como as instituições do SUS (Sistema Único de Saúde) mais eficientes, bem avaliadas por usuários e que oferecem qualidade e segurança aos pacientes, os hospitais administrados pelo Seconci-SP receberam as seguintes colocações:

2º lugar

Hosp. Geral de Itapecerica da Serra (HGIS) – Itapecerica da Serra/SP

6º lugar

Hosp. Estadual Vila Alpina (Heva) – São Paulo/SP

11º lugar

Hosp. Regional de Cotia (HRC) – Cotia/SP

22º lugar

Hosp. Estadual de Sapopemba (Hesap) – São Paulo/SP

Participaram da seleção os hospitais com Acreditação ONA 3 (Nível de Excelência) emitida pela ONA, ou com certificação de qualidade plena internacional. No total, 136 hospitais públicos de todo o Brasil foram avaliados pela comissão julgadora, formada pelos representantes das quatro instituições envolvidas na organização do prêmio e pela professora e pesquisadora Mariana Carreira, da FGV-Saúde.

Os critérios utilizados para estabelecer a pontuação incluíram as avaliações dos usuários dos serviços disponíveis no Google Business, tempo de certificação de cada instituição e cálculo de eficiência (produção hospitalar em relação aos recursos financeiros empregados), este último medido em parceria com a Escola de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

bottom of page