SAU - Serviço de Atendimento ao Usuário
Por meio de um único documento o SAU avalia a satisfação dos usuários referente os serviços oferecidos a população.
No formulário de pesquisa o munícipe pode registrar suas dúvidas, sugestões, críticas e elogios.
As manifestações são classificadas em suas especificidades e após análise são encaminhadas aos setores competentes para ciência e providências, assim como a devolutiva ao manifestante.
Qual o motivo de sua manifestação?
-
Denunciar:
Indicar irregularidade ou indício de irregularidade na administração ou no atendimento por entidade pública ou privada de saúde. Ex: cobrança de procedimento, negligência médica.
-
Reclamar:
Relatar insatisfação em relação às ações e aos serviços de saúde, sem conteúdo de requerimento. Ex: demora no atendimento, excesso de fila, falta de medicamentos.
-
Solicitar:
Necessariamente deseja requerer atendimento ou ter acesso às ações e aos serviços de saúde. Ex: necessidade de tratamento médico, medicamento.
-
Informar:
Uma instrução ou ensinamento relacionado à saúde. Ex: informações sobre doenças, programas.
-
Elogiar:
Demonstrar satisfação ou agradecer por um serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ex: bom atendimento.
-
Sugerir:
Propor ação considerada útil à melhoria do sistema de saúde. Ex: melhoria no serviço de saúde, programas e ações de saúde.
A identificação é obrigatória?
Não! É opcional. Caso queira identificar-se e manifestar o interesse de que sua identidade seja resguardada, o SAU assume o compromisso de mantê-la em sigilo. Há diferenças entre manifestações em anônimo e sigiloso. Anônimo é quando o cidadão não informa seus dados pessoais. No caso do sigilo os dados do cidadão são fornecidos à ouvidoria, mas esses não são revelados ao responsável que fará a apuração.
As manifestações registradas em anônimo devem conter o maior número de informações possíveis para que essas sejam apuradas, visto que, a falta de dados do cadastro impossibilita o contato da ouvidoria com o cidadão.
Para registrar sua manifestação:
Este é um canal de comunicação para melhorar a relação entre a SAS e você, usuário do serviço de saúde.